(31) 98629-8102  
Fale pelo WhatsApp

(31) 3110-7774  
Fale pelo telefone

Como tirar mancha de maionese do banco, carpete ou tapete do carro?

Como tirar mancha de maionese do banco, carpete ou tapete do carro?
Se você gosta de colocar maionese em seus pratos favoritos, mas nem sempre pode evitar

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você gosta de colocar maionese em seus pratos favoritos, mas nem sempre pode evitar acidentes, aprenda a remover manchas de maionese em banco, carpete ou tapete do carro.

Afinal, a maionese é deliciosa! Em cachorros-quentes, em salada de batata, em hambúrgueres, com ervas e muitos outros alimentos requintados. No entanto, colocá-lo em alguns tecidos pode ser irritante.

Como tirar mancha de maionese?

A maionese nada mais é que um molho feito a base de ovos e óleo. Ou seja, super gorduroso! Substâncias oleosas são pegajosas e grudam facilmente nas fibras dos tecidos, causando manchas difíceis de remover.

O primeiro passo é remover o excesso de maionese com a ajuda de um guardanapo, uma colher ou espátula. Lembre-se de fazer o movimento de fora para dentro, para que a mancha não se espalhe ainda mais. Depois disso, restará apenas a mancha, de fato.

Como tirar mancha de maionese de tapetes, carpetes e estofados?

Se você deixou cair maionese em banco, carpete ou tapete do carro, não precisa se preocupar. Mas lembre-se de remover a mancha rapidamente, para não criar danos irreparáveis.

  1. Comece removendo o excesso com uma colher;
  2. Depois, aplique bicarbonato de sódio para absorver parte gordurosa da maionese e deixe agir por alguns minutos;
  3. Remova o bicarbonato;
  4. Agora misture 2 xícaras de água morna com 1 colher de sopa de vinagre e outra de detergente;
  5. Passe essa solução cuidadosamente sobre a mancha;
  6. Para finalizar, remova a mistura usando água fria.

Também é possível tirar a nódoa no sofá ou tapete criando uma mistura de três partes de amônia para uma de água.

Antes de fazer a limpeza, utilize equipamentos de segurança, como óculos, luvas e máscaras, já que a amônia é uma substância forte.

Agora esfregue a mistura sobre o tecido e, em seguida, remova o excesso.

Como tirar mancha de maionese seca?

Uma das premissas quando se vai remover manchas é ser rápido na ação. Com o passar do tempo, as manchas podem se secar e ficar cada vez mais difíceis de serem removidas. Se esperar demais, pode ser até impossível eliminá-las, uma vez que a substância pode degradar o tecido, tornando a mancha permanente.

Mas se você não conseguiu remover rapidamente e a mancha já estiver seca, tente utilizar sabonete neutro assim que possível.

Esfregue a mancha com o sabonete até que seja formada uma camada branca. Em seguida, enxágue com água fria. Nunca lave com água quente, pois o calor pode fazer com que a mancha oleosa fique ainda mais impregnada.

Como tirar mancha de maionese usando talco?

O óleo não se dissolve em água, por isso é necessário fazer um pré-tratamento: absorver a gordura antes de fazer a lavagem, para que a mancha saia completamente.

O talco é uma excelente alternativa sobre como tirar mancha de maionese, já que é um mineral capaz de absorver substâncias oleosas e umidade.

Aplique o pó de talco sobre a mancha de maionese, deixe agir por alguns minutos e, então, retire-o. Após isso, lave normalmente e deixe a peça secar.

Leia outros posts

A importância de higienizar o ar-condicionado do seu carro

A importância de higienizar o ar-condicionado do seu carro

Em um país quente como o Brasil, o ar-condicionado do carro é quase indispensável. Além de regular a temperatura no interior do carro, pode evitar o embaçamento dos vidros em dias de chuva e impedir a entrada de fumaça e poeira no compartimento.