Como tirar mancha de maionese do banco, carpete ou tapete do carro?

Se você gosta de colocar maionese em seus pratos favoritos, mas nem sempre pode evitar acidentes, aprenda a remover manchas de maionese em banco, carpete ou tapete do carro.

Afinal, a maionese é deliciosa! Em cachorros-quentes, em salada de batata, em hambúrgueres, com ervas e muitos outros alimentos requintados. No entanto, colocá-lo em alguns tecidos pode ser irritante.

Como tirar mancha de maionese?

A maionese nada mais é que um molho feito a base de ovos e óleo. Ou seja, super gorduroso! Substâncias oleosas são pegajosas e grudam facilmente nas fibras dos tecidos, causando manchas difíceis de remover.

O primeiro passo é remover o excesso de maionese com a ajuda de um guardanapo, uma colher ou espátula. Lembre-se de fazer o movimento de fora para dentro, para que a mancha não se espalhe ainda mais. Depois disso, restará apenas a mancha, de fato.

Como tirar mancha de maionese de tapetes, carpetes e estofados?

Se você deixou cair maionese em banco, carpete ou tapete do carro, não precisa se preocupar. Mas lembre-se de remover a mancha rapidamente, para não criar danos irreparáveis.

  1. Comece removendo o excesso com uma colher;
  2. Depois, aplique bicarbonato de sódio para absorver parte gordurosa da maionese e deixe agir por alguns minutos;
  3. Remova o bicarbonato;
  4. Agora misture 2 xícaras de água morna com 1 colher de sopa de vinagre e outra de detergente;
  5. Passe essa solução cuidadosamente sobre a mancha;
  6. Para finalizar, remova a mistura usando água fria.

Também é possível tirar a nódoa no sofá ou tapete criando uma mistura de três partes de amônia para uma de água.

Antes de fazer a limpeza, utilize equipamentos de segurança, como óculos, luvas e máscaras, já que a amônia é uma substância forte.

Agora esfregue a mistura sobre o tecido e, em seguida, remova o excesso.

Como tirar mancha de maionese seca?

Uma das premissas quando se vai remover manchas é ser rápido na ação. Com o passar do tempo, as manchas podem se secar e ficar cada vez mais difíceis de serem removidas. Se esperar demais, pode ser até impossível eliminá-las, uma vez que a substância pode degradar o tecido, tornando a mancha permanente.

Mas se você não conseguiu remover rapidamente e a mancha já estiver seca, tente utilizar sabonete neutro assim que possível.

Esfregue a mancha com o sabonete até que seja formada uma camada branca. Em seguida, enxágue com água fria. Nunca lave com água quente, pois o calor pode fazer com que a mancha oleosa fique ainda mais impregnada.

Como tirar mancha de maionese usando talco?

O óleo não se dissolve em água, por isso é necessário fazer um pré-tratamento: absorver a gordura antes de fazer a lavagem, para que a mancha saia completamente.

O talco é uma excelente alternativa sobre como tirar mancha de maionese, já que é um mineral capaz de absorver substâncias oleosas e umidade.

Aplique o pó de talco sobre a mancha de maionese, deixe agir por alguns minutos e, então, retire-o. Após isso, lave normalmente e deixe a peça secar.

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *