(31) 98629-8102  
Fale pelo WhatsApp

(31) 3110-7774  
Fale pelo telefone

Cuidados para conservar os pneus de seu carro

Você sabe quanto dura o pneu do carro? Pode parecer mentira, mas quando bem cuidado e utilizado, um pneu pode chegar a rodar até 50 mil Km antes de ser trocado. Mas, para conseguir essa marca, é preciso que você tome algumas atitudes e cuidados.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe quanto dura o pneu do carro? Pode parecer mentira, mas quando bem cuidado e utilizado, um pneu pode chegar a rodar até 50 mil Km antes de ser trocado. Mas, para conseguir essa marca, é preciso que você tome algumas atitudes e cuidados.

Os pneus são o ponto de contato entre o veículo e o asfalto. Portanto, são eles que transformam toda a potência do motor em velocidade, dão estabilidade e também sentem as irregularidades do asfalto primeiro.

1. Utilize sempre o pneu indicado pela montadora

Quando a montadora projeta um carro, ela realiza todos os cálculos para chegar à conclusão de quais são as peças ideais para ele. Isso vale para amortecedoresembreagens e, claro, pneus. Portanto, se você comprou o carro com um tipo e marca de pneu, pode ter certeza que este modelo é o mais eficiente para o veículo.

Muitas pessoas consideram somente as medidas do pneu na hora de trocar a borracha, mas se esquecem de optar pela mesma marca. Certamente, a marca indicada pelo fabricante será mais eficiente e terá maior duração no seu carro. Isso significa que ela terá mais custo-benefício em longo prazo.

2. Faça o rodízio regularmente

A cada 10 mil Km deve ser feito o rodízio nos pneus. Isso ocorre para que a borracha se desgasta uniformemente, evitando que você tenha pneus em diferentes condições nos dois eixos do seu carro.

O rodízio deve ser feito trocando os pneus dianteiros com os traseiros, respeitando os mesmos lados. O dianteiro direito deve ser trocado com o traseiro direito, o mesmo procedimento vale para o lado esquerdo do veículo. um detalhe muito importante é você tambem lembrar de limpar seus pneus, mande para um lava jato especializado em lavagem de carros.

3. Mantenha os pneus corretamente calibrados

A calibragem correta dos pneus é importante tanto pela conservação da borracha quanto pela dirigibilidade do carro. Pneus com a pressão incorreta tornam o veículo mais instável, podendo causar acidentes.

Para calibrar os pneus, verifique qual é a pressão recomendada pelo fabricante. Essa informação pode ser obtida no manual do proprietário.

Se você encher o pneu mais do que o recomendado, vai desgastar mais rapidamente o centro da banda de rodagem. Se utilizar menos pressão, os lados do pneu se vão desgastar de forma mais acentuada.

4. Cuide do alinhamento do seu carro

O alinhamento deve ser realizado a cada 10 mil Km. Esse serviço é importante, pois mantém as quatro rodas do carro totalmente alinhadas ao asfalto, impedindo que o pneu se arraste e se desgaste mais rapidamente.

Se antes de 10 mil Km você sentir o volante puxando para um dos lados, certamente seu carro está desalinhado. Se isso ocorrer, adiante o serviço para não ter problemas futuros.

5. Dirija com cuidado

Acelerar demais, frear bruscamente e fazer curvas “cantando” pneus são atitudes que colocam sua vida em risco e acabam com a sua borracha mais cedo. A melhor maneira de conservar os pneus do seu carro é dirigindo com cuidado, conduzindo o carro suavemente, antecipando freadas e acelerando para ganhar velocidade aos poucos.

Via: Grupo Automec

Leia outros posts

Saiba o motivo para você trocar de carro

Fatores como interrupção da produção devido à escassez de semicondutores e o alto custo das matérias-primas no mercado internacional fizeram com que os preços dos