Os carros mais econômicos do Brasil

Em tempos de combustível caro e das consequentes altas de preços, dicas de direção para baratear a direção, ou até mesmo recomendar apps que ofereçam descontos no combustível, são grandes aliados, mas nada melhor do que comprar carros eficientes para reduzir o consumo de gasolina ou etanol.

Os modelos foram selecionados pela classificação média de consumo energético, medido em MJ/km e obtido pelos consumos urbanos e rodoviários com os respectivos combustíveis que abastecem os veículos.

Consideramos para o ranking modelos e versões que seguem à venda no mercado brasileiro, abastecidos a gasolina ou etanol, sem o auxílio de motores elétricos que configurem conjuntos híbridos. Além disso, a lista leva em conta a menor média obtida pelos modelos com suas respectivas motorizações e transmissões, independentemente dos níveis de acabamento.

Veja abaixo quais são os 10 carros mais econômicos do Brasil.

1º – Chevrolet Onix Plus 1.0 manual

Mesmo com a produção paralisada por meses, o sedã se mantém como o líder do segmento no acumulado do ano. Em conjunto, ele conquista outro posto: o de carro mais econômico do país. O topo do pódio vem para a única versão (LT) equipada com motor 1.0 aspirado de 80 cv, sempre acompanhado do câmbio manual de 5 marchas.

O modelo registrou consumo energético de 1,34 MJ/km no Inmetro, menor do que o dos híbridos mais vendidos do país, Toyota Corolla e Corolla Cross Hybrid. As médias de consumo ficaram em 10,1 km/l em ciclo urbano e 12,5 no rodoviário com etanol, e 14,3 km/l e 17,7 km/l, respectivamente, com gasolina.

2º – Renault Kwid

Assim como o Onix Plus, o compacto da Renault também obteve números semelhantes aos dos híbridos, com a média de 1,39 MJ/km. Sempre equipado com motor 1.0 de até 70 cv e câmbio manual de 5 marchas, o Kwid obteve, no PBE, as médias de 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e, respectivamente, 14,9 e 15,6 km/l na gasolina.

3º – Chevrolet Onix 1.0 manual

Mesmo mais leve, o Onix hatch vem logo atrás do sedã, repetindo o conjunto mecânico. Os consumos registrados também são próximos, com as médias de 9,9 km/l na cidade e 11,7 na estrada com etanol. Com gasolina, o consumo cai para 13,9 km/l na cidade e 16,7 na estrada.

4º – Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo manual

Mais uma aparição do sedã compacto, mas desta vez em sua versão equipada com o motor 1.0 turbo de até 116 cv e transmissão manual de 6 marchas. Nesta colocação, o Onix Plus tem consumo de 9,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, são 13,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.

5º – Hyundai HB20S 1.0 turbo manual

A combinação entre o motor 1.0 turbo de até 120 cv e o câmbio manual ainda é uma novidade na linha HB20, e já fez do HB20S um dos modelos mais econômicos do país. Segundo o programa do Inmetro, o modelo atinge os 9,8 km/l em ciclo urbano e 11,6 km/l no rodoviário com etanol, enquanto o consumo cai com gasolina, com médias de 13,6 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.

6º – Hyundai HB20S 1.0 manual

Logo atrás do modelo turbinado, o HB20S com motorização 1.0 aspirada de até 80 cv de potência e câmbio manual de 5 marchas também participa do ranking. O consumo foi de 9,6 e 11,1 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com etanol, e 13,7 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina.

7º – Fiat Argo 1.0

Disponível com os motores 1.0, 1.3 e 1.8, o Argo só entra na lista dos 10 carros mais econômicos do Brasil com o primeiro. Para o Argo, o 1.0 vem da família Firefly, com 3 cilindros e até 77 cv, sempre com câmbio manual de 5 marchas. As médias do hatch ficaram em 9,8 e 10,7 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com etanol, e 13,9 e 15,1 km/l com gasolina.

8º – Fiat Mobi

Se nas vendas o Mobi deixa seu principal rival, o Kwid, para trás, no ranking de economia de combustível a situação se inverte. Mesmo assim, o consumo tem as médias de 9,7 km/l na cidade e 10,7 km/l na rodovia, com etanol, e 13,7 km/l em ciclo urbano e 15,3 km/l no rodoviário, com gasolina. O motor é o 1.0 Fire de quatro cilindros, com até 75 cv de potência e câmbio manual de 5 marchas.

9º – Chevrolet Onix 1.0 turbo manual

A mesma configuração do sedã que já apareceu na lista, com motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio manual de 6 marchas, é menos eficiente no hatch. Neste caso, o consumo urbano foi de 9,4 km/l e o rodoviário de 11,2 km/l com etanol. Com gasolina, foram 13,5 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.

10º – Hyundai HB20 1.0 manual

O conjunto do décimo integrante da lista já apareceu no sedã HB20S. Combinando o motor 1.0 aspirado de até 80 cv e um câmbio manual de 5 marchas, as médias de consumo com etanol foram de 9,5 km/l na cidade e 10,5 na rodovia, contra 13,3 km/l na cidade e 14,9 na estrada com gasolina.

BÔNUS – Hyundai HB20 1.0 turbo manual

Assim como no sedã, o HB20 hatch também estreou há pouco tempo o conjunto formado pelo motor 1.0 turbo e a transmissão manual, e empata com as versões 1.0 aspiradas na média de eficiência do Conpet. Foram 9,2 km/l na cidade e 10,9 na estrada, com etanol. Com gasolina, o modelo registrou 13,2 km/l em ciclo urbano e 15,1 km/l no rodoviário.

Via: Quatro Rodas

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