(31) 98629-8102  
Fale pelo WhatsApp

(31) 3110-7774  
Fale pelo telefone

Cera Automotiva – Como escolher a cera ideal para meu automóvel?

Cera Automotiva - Como escolher a cera ideal para meu automóvel?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Cera Automotiva - Como escolher a cera ideal para meu automóvel?

É quase unanime a dúvida: Qual cera usar no automóvel? Quando usar a cera automotiva, como fazer a aplicação correto, quais são os tipos de cera e quais são os reais benefícios da cera automotiva para o carro?

Hoje vamos falar sobre Cera Automotiva para que você saiba como escolher a cera ideal para cada tipo de automóvel.

Cera automotiva: para que serve?

O uso da cera automotiva já é tão usual no processo de higienização do carro que muitas pessoas não compreendem a real função da aplicação da cera automotiva. Uma grande parcela de pessoas acredita que a principal função da cera automotiva é com o objetivo de deixar o carro mais bonito.

De fato, após a aplicação da cera para carros, o automóvel fica com uma aparência melhor, mais brilhante e mais limpa. Porém, a principal função da cera automotiva não é a função estética, mas sim de proteção.

Dependendo da cera automotiva, ao realizar a aplicação, a pintura do carro ganha proteção contra arranhões superficiais, bem como da sujeira. Isso faz com que o carro também esteja protegido de possíveis manchas, caso você não consiga realizar a limpeza do carro com a devida frequência.

Mas, lembre-se, a proteção do seu carro vai variar com o tipo de cera que você utilizar. É importante lembrar também que a melhor cera automotiva para um carro, não necessariamente, é a melhor cera automotiva para o seu.

Cera automotiva líquida

Uma das ceras automotivas mais conhecidas pelos proprietários de veículos. A cera líquida é altamente recomendada para o cuidado mensal do veículo, por conter quantidade de solvente inferior às demais ceras automotivas.

Pontos positivos

Fácil aplicação para quem está lavando carro. É só terminar de secar o carro e aplicar a cera liquida. Em média, o tempo gasto para aplicação da cera é de 20 minutos em carros menores. Outro ponto positivo é que a cera automotiva líquida ajuda a proteger o verniz e pode remover riscos superficiais na pintura.

Pontos negativos

Como ponto negativo, a cera liquida possui o menor nível de proteção à pintura se comparada às outras ceras automotivas. Outra desvantagem é, por ser líquida, a cera demora um pouco mais para secar e, caso o ambiente esteja com poeira ou folhas, pode fazer com que a limpeza não fique 100% ideal.

Cera automotiva em pasta

A cera em pasta é normalmente mais conhecida pelos apaixonados por carros e aqueles que possuem carros com pinturas premium ou personalizadas.  Devido ao grau maior de complexidade na sua aplicação, muitos motoristas escolhem realizar a aplicação da cera automotiva em pasta em oficinas especializadas.

Pontos positivos

O grande ponto positivo da aplicação da cera em pasta é a maior proteção contra riscos mais profundos.

Pontos negativos

Como pontos negativos da cera automotiva em pasta, podemos colocar sua aplicação mais demorada, requerendo materiais especiais. O uso de materiais incorretos pode acarretar em uma distribuição pouco homogênea da cera, gerando pontos sem proteção ou, até mesmo, manchas no carro.

Outro pronto negativo é que a cera em pasta é mais pesada, possuindo mais agentes químicos. É recomendado seu uso em espaços maiores de tempo, pois pode retirar o verniz do carro se aplicado repetidas vezes em espaços curtos de tempo.

Dica: sempre verifique a temperatura do carro e aplique a cera automotiva quando ele estiver frio. A cera automotiva em contato com a lataria quente pode causar manchas na pintura.

Ceras automotivas mais procuradas

Estas são as ceras para carro mais procuradas pelos brasileiros:

Cera de carnaúba

cera automotiva carnu

A cera de carnaúba é uma das ceras automotivas mais procuradas pelos brasileiros, por ser bastante versátil e prover excelente finalização, deixando o carro com aspecto espelhado. Ela é encontrada tanto no aspecto de cera líquida como de cera em pasta.

Cera Grand Prix

cera automotiva grand

Provavelmente a cera mais vendida nas últimas décadas no Brasil, a cera grand prix possui vários tipos e possibilidades de aplicação. Cera líquida, cera em pasta e cera em spray que traz ainda mais agilidade na aplicação e é recomendada para aplicações mais recorrentes.

Cera 3M

cera automotiva 3m

A cera 3M é também uma das linhas de produtos mais queridos e confiados pelo público brasileiro. A cera 3m possui ceras especializadas para carros escuros, claros e também pode ser encontrada nos formatos de cera liquida, em pasta e em spray.

Aplicação da Cera automotiva

Independente de qual cera você for utilizar, lembre-se que é muito importante realizar a aplicação da cera automotiva de forma correta.

Certifique-se que a limpeza do carro foi feita corretamente e que ele está seco e frio. Aplique a cera com os materiais adequados (panos de microfibra para ceras liquidas e esponjas ou algodão para ceras em pasta). Realize sempre movimentos circulares suaves.

Não utilize mais cera do que o necessário. O excesso de cera pode gerar manchas e acelerar a remoção do verniz da pintura.

Este artigo foi útil para você? Tem dicas e informações adicionais sobre ceras automotivas? Manda pra gente!

Você também poderá gostar:

Como limpar o Estofado do carro?
Lavagem a seco do banco do carro
Como limpar banco ou tapetes de camurça?
Como tirar mancha de sangue do banco e carpete do carro?
Como limpar e tirar cheiro de xixi de cachorro do carro?
Como tirar mancha de chocolate do banco do carro?

Leia outros posts